domingo, 11 de dezembro de 2011

6 truques para fontes no photoshop...

Temos certeza que este tutorial – ou melhor – coleção de tutoriais se tornará bem popular: 6 truques para fontes no Photoshop que são imprescindíveis para o seu repertório, seja você um amador, entusiasta ou profissional!
Nesta pequena coleção de tutoriais você aprenderá a criar fontes feitas de ouro em poucos minutos, criar um texto metálico tridimensional, combinar uma fonte com estilos com outra sem de uma maneira harmoniosa, usar gradient overlay com seu texto, criar um fino texto metálico e também criar um texto de plástico. Tudo isso da maneira mais fácil possível, o que é ideal para principiantes no Photoshop. Mas o que nos chamou mais atenção nestes tutoriais é o fato de que todos eles usam apenas estilos de camadas (layer styles) para chegar ao resultado final. Isto significa que os efeitos não são destrutivos e podem ser ajustados a qualquer momento. Quando digo “não destrutivo” me refiro ao fato de que várias ferramentas e filtros no Photoshop distorcem a imagem de uma maneira irreversível, “destruindo” a informação sobre os píxeis originais da imagem. Isso nos trás a três regras importantíssimas quando se trabalha com o Photoshop:

  • Sempre faça um backup da sua imagem original antes de trabalhar com o Photoshop
  • Na medida do possível, use ferramentas ou filtros não-destrutivos (ex.: layer masks, layer styles e alguns filtros disponíveis no CS3 e CS4).
  • Durante o trabalho no Photoshop, faça backups de camadas que já obtiveram efeitos definitivos mas que ainda receberão mais tratamento destrutivo, para que você possa voltar àquela(s) camada(s) mesmo depois de ter fechado o documento.
Dito isto, vamos aos tutoriais…
Tutorial nr. 1: Texto dourado ou “banhado a ouro”

Existem várias maneiras de fazer um texto de ouro / dourado. Este método utiliza duas camadas com exatamente o mesmo texto em cada camada (layer). Essas camadas estão sobrepostas com a camada de baixo alguns píxeis mais abaixo para que pareça que temos um texto em 3D.
A fonte que usei aqui se chama “Trajan”, uma fonte muito elegante que é perfeita para um texto dourado.

Primeiramente a camada de cima, que é feita com os estilos usuais – um “Bevel and Emboss”, um “Gradient Overlay” e poraí vai. Note o sutil “Drop Shadow” que é aplicado à camada de cima, que por sua vez cai na camada de baixo (a camada de baixo também tem seu próprio drop shadow).


Esta é a camada que dá a profundidade às nossas letras. Note que o interior não é importante já que ele será coberto pela camada de cima, que é banhada a ouro. Esta camada usa um “Outer Bevel” em cima de um grosso “Stroke” para criar os destaques. Assim que quando colocamos a outra camada por cima teremos um ótimo efeito de texto banhado a ouro.


Existem várias maneiras de fazer um texto dourado. Este método utiliza duas camadas.
Tutorial nr. 2: Texto metálico em 3D

Na verdade este efeito é somente uma variação do texto dourado. Como você pode ver abaixo, utilizei novamente as duas cópias do mesmo texto, cada camada com seus próprios estilos aplicados. Aqui usei um diferente “Gloss Contour” no texto de baixo, e é claro que em todos os lugares que usei uma nuance amarelada no tutorial anterior, usei nuances cinzentas aqui.

Para tentar algo levemente diferente, também apliquei um “text warp” com o “Warp Tool”. Você poderá fazê-lo clicando na camada do texto, selecionando a ferramenta “Horizontal Type Tool” (T) e então um ícone aparecerá no topo (como mostrado abaixo), no qual você deverá clicar. Isso lhe dará o diálogo do “Warp Text”.
Agora você poderá aplicar um efeito “Bulge” em somente uma das camadas, e você obterá um efeito bem sutil que incrementará o resultado.


Tutorial nr. 3: Dupla tipografia

Este efeito é muito mais simples e se baseia em duas versões do texto, um com estilos e outro não. Usei “Futura” como fonte aqui. Acredito ter visto este efeito num poster cinematográfico uma vez daí que usei o vermelho da mesma maneira que eles o fizeram, mas isso funciona muito bem com outras combinações de cores.
Tudo que há a fazer é aplicar dois truques em estilos de camadas:
  1. Adicione 1px “Outer Stroke” usando um gradiente ao invés de uma cor. Eu usei um dos gradientes metálicos do Photoshop (veja os estilos do “Fino metal” mais abaixo para maiores detalhes). Isso dá uma qualidade brilhante às bordas, que é legal.
  2. Daí a gente aplica um “Gradient Overlay” do negro ao branco ao texto, que por sua vez a gente coloca como “Overlay” à 50%. Isso significa que quando você muda a cor do texto isso se ajustará automaticamente, proporcionando uma sombra no topo.

Tutorial nr. 4: Gradient Overlay

Este efeito é realmente muito simples, você usa um texto (neste caso com a fonte “Din”) e lhe dá o efeito “Gradient Overlay”. Photoshop tem vários gradientes pré-definidos “Color Harmony” que você pode adicionar clicando naquela setinha que aponta pra direita no diálogo do “Gradient Editor” [edição: na imagem abaixo, na mesma linha do "Presets" à direita, perto do botão "OK"]. Os gradientes adicionados aparecerão no final da lista de gradientes. Se você escolhe um deles e o coloca a 59% num texto branco, use um fundo escuro.

Tutorial nr. 5: Metal fino

Esta é a maneira mais simples de fazer um efeito metálico. Ela se baseia no fato de que quando você vê um metal na vida real, geralmente o metal terá várias partes com reflexos, brilhos e sombras, especialmente no caso de metais brilhantes com uma textura parecida ao cromo. Usando duas cópias do mesmo gradiente em diferentes ângulos você poderá recriar este efeito de uma maneira bem fácil e dar ao seu texto um efeito metálico.
Este efeito é ideal para fontes finas (literalmente), pois de outra maneira o interior da fonte não terá uma boa aparência (a não ser que usemos outros estilos, mas se o fizéssemos este tutorial não seria super rápido!).

Decidi fazer com que o meu texto realmente “ficasse de pé” neste exemplo. Para fazê-lo, crie uma camada logo abaixo do texto e crie bolinhas negras nos pés de cada letra. Daí faça com que eles fiquem embaçados usando o “Filters > Blur > Gaussian Blur” e o defina a aproximadamente 2px. Então clique “Ctrl+T” e os “amasse” verticalmente. Finalmente os dê 30% “Opacity” para que eles fiquem mais sutis.
Para letras como o “a” e o “e” há uma área maior da letra “tocando o chão”, por isso dupliquei uma delas e a estiquei com a ferramenta Free Transform (Ctrl+T) para que ela ocupasse mais espaço debaixo da letra.
Finalmente dupliquei dupliquei outra bolinha e a estiquei para dar uma sobra ao longo de todo o texto.
Experimente e você poderá criar várias variações de sombra abaixo das letras.

Agora o texto é só uma combinação de um “Gradient Overlay” e um “Stroke” de 1px que usa o mesmo gradiente. O gradiente que usamos (o mesmo do quarto tutorial acima) é um gradiente metálico que já vem com o Photoshop. Você poderá adicioná-lo à pallete de gradientes, usando aquela setinha [edição: a mesma que mencionamos no tutorial anterior] no “Gradient Editor”, daí escolha “Metals” e você a verá aparecer.
O ponto chave aqui é se assegurar que o “Angle” (ângulo) do “Gradient Overlay” e do “Stroke” são diferentes. Isso é o que criará os brilhos no texto assim como você pode ver na imagem acima.
Também regulei o “Gradient Overlay” principal para apenas 14% “Opacity” no topo de um texto cinza para que ele aparecesse mais sutil, mas isso é opcional.

Tutorial nr. 6: Plástico Fantástico

Eu adoro estes estilos tipo gel, apesar de que eu devo admitir que não creio ter usado para nenhum projeto profissional. Mas quem se importa, eles são bem divertidos de fazer. Este aqui usa duas cópias do texto e dois estilos de camadas (layer styles) diferentes (similares aos dois primeiros tutoriais desta lista).
Abaixo você pode ver as duas camadas. O estilo principal é feito na camada inferior, já o segundo na camada superior é aquele que dá o efeito de brilho..

Na camada de baixo usei um bocado de efeitos “Glow”, “Drop Shadows” e “Gradient Overlay”. Você poderá ver os parâmetros na imagem abaixo.


Nesta camada eu alterei drasticamente um estilo “Bevel and Emboss” para criar aquele brilho com bordas bem definidas. Você poderá ver os parâmetros exatos logo abaixo, incluindo o contorno do gradiente.








Fonte:Photoshopus.com

0 comentários:

Postar um comentário

Leia Tambem:

2leep.com
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes