domingo, 18 de dezembro de 2011

Como ser um fotógrafo profissional...

Amor é essencial

Não me entenda mal: acho essencial que o nosso trabalho seja gostoso. E acho super válido chutar o pau da barraca quando não aguentamos mais (eu também fiz isso.) Sempre digo que se você vive esperando pelo fim de semana ou pelas férias, você está no trabalho errado.
E isso não vale só para a fotografia, mas para todas as profissões. Existem fotógrafos infelizes pois eles não gostam realmente do que fazem e estão nessa só pelo dinheiro tanto quanto existem pessoas que fazem carreira em multi-nacionais e estão muito felizes assim.
Love, amor, aimer, amore by Camdiluv ♥
Ser fotógrafo não é uma solução mágica. E é preciso amar muito, muito mesmo! É preciso amar o suficiente para que as burocracias, as partes chatas (pois elas existem) e os problemas pareçam irrelevantes.
Mas não adianta só amar.

É preciso ter capricho

E capricho quer dizer considerar e cuidar de todos os detalhes. Lembrar que ser fotógrafo é doce mas não é mole não! É saber que é preciso estudar muito Fotografia antes de sair vendendo seu peixe. É saber que é preciso estudar Administração, Marketing e Economia para conseguir gerir seu negócio. É saber que se você quer oferecer algo de qualidade é preciso estudar Arte, Semiótica e História. É saber que tudo isso não se aprende do dia pra noite. É saber que você vai passar mais tempo gerenciando do que fotografando.
É saber se preparar para ser um profissional.
Business, by CELALTEBER
É saber de tudo isso e realmente se importar com cada etapa. Tem hora para estudar o básico, tem hora para analisar o mercado, tem hora para trabalhar de graça, tem hora para investir e, depois de todas essas horas, é que vai ser a hora de vender.

Trabalho é trabalho, diversão é diversão

Por mais que a gente ame o que faz aquela importante diferença entre trabalho e diversão ainda existe: a responsabilidade. Não queira vender fotografia se não estiver disposto a fazer o que é preciso.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia Tambem:

2leep.com
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes