quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mantenha o horizonte na HORIZONTAL...

Se tem uma coisa que estraga muitas fotos de Paisagens por aí é o horizonte torto. NÃO: não é artístico, não é diferentoso, não é estilo. É simplesmente feio!
Foto por Mark Reimer
Sei que pareço estar ditando uma regra inquebrável, mas 99% das vezes um horizonte torto em foto de paisagem fica feio. A foto inteira parece estar fora de lugar e simplesmente dá pra ver que tem algo de errado.

Quando quebrar a regra

Antes que comecem a atirar pedras em mim, aviso: é claro que existem exceções, e algumas fotos com o horizonte torto ficam espetaculares. Mas é bom lembrar: algumas fotos com o horizonte bem torto. Intencionalmente nauseante. Não um pouquinho torto, por causa da preguiça do fotógrafo. E isso normalmente acontece quando tem mais algum elemento de ação na foto. Eu nunca achei uma foto SÓ de paisagem que ficou bonita com o Horizonte torto.

Foto por Dima Vazinovich

Como evitar um Horizonte torto?

Para quem tem uma câmera mais modélna dá para usar a opção de nivelador da própria câmera. Nas Canon isso se chama Dual-axis Electronic Level display e aparece quando você aperta duas vezes em “Info”. Se você usa outras marcas dá uma olhadinha no Manual para descobrir se ela possui essa função.

Se sua câmera não possui essa opção embutida você pode comprar este acessório à parte. No Photojojo tem esse “cubo” que encaixa direitinho ali na sapata do Flash. Claro que no fim das contas você pode pegar o nivelador que veio com sua caixa de ferramentas e usar pro mesmo propósito, né? :P

É bom lembrar também que tripés de qualidade (e até alguns mais vagabundinhos) possuem um nivelador embutido também. Se você estiver usando um tripé (pra fotografar paisagens é bom que esteja) ele pode e deve ser usado para seu propósito de horizontes retinhos.

Fonte:Dicasdefotografia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Leia Tambem:

2leep.com
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes