quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Curso Basico De Fotografia Digital

Breve Histórico
1727 – Alemanha – Johann Heinrich. Fenômeno da fotossensibilidade em sais de prata.

1826 – França - Joseph Nicéphore Nièpce. Inventa a Héliographie. Morreu antes de ver seu invento mundialmente aclamado.
1835 – William Henry Fox Talbot. Inventa a Calotipia ou Talbotipia (Desenho fotogênico). Fazia uso de um tipo de negativo de papel = Reprodutibilidade.
1839 – França – Jean Jacques Mandé Daguerre inventa a Daguerreotypie:
- Placa de cobre revestida com prata polida;
Niépce de Saint Victor (sobrinho de Niépce) - Daguerreótipos com tênue coloração.
1869 – Hauron e Cros – Imagens em cores na mesma época, sem que um tivesse conhecimento do outro.
1907 – Autochrome Lumiére – Féculas de batata previamente tingidas (RGB) em placas de vidro.
1935 – Leopold Manner e Leopold Godowsky – Filme diapositivo (slide) – Kodachrome – Emulsões de sais de prata em 3 camadas independentes (RGB).
1941 – Kodak - Negativo / Positivo em cores.
1947 – Ektacolor – Filme colorido que podia ser processado pelo próprio fotógrafo.
Década 80 – Popularização da revelação em cores (processo C41), com entrega em 24 hs.
Década 90 – Popularização da revelação em cores, processo C41, com entrega em 1 hora.
Início dos anos 2000 - Terceiro milênio – Lançamento da fotografia digital (160 ANOS APÓS). Uma das principais e mais profundas revoluções tecnológicas.
O que é Fotografar?
É registrar o cotidiano?
Enxergar detalhes?
Descobrir novos olhares?
Captar flagrantes?
Provocar reações?
É luz e sombra?
Estado da arte?
É tudo isso!

É ter a oportunidade de guardar as boas lembranças (No Japão, chega a favorecer a aprovação de pedido de casamento);
É memória (Filme Titanic / Rose);
É paixão.
E prática. Muita prática.
A Luz e as Cores
LUZ
(Aurélio) Radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido, aproximadamente, entre 4.000Å e 7.800Å, capaz de provocar sensação visual num observador normal.
VISÃO
O que vemos, portanto, é a reflexão destas ondas diante de uma superfície (Luminância). As cores (Crominância) que enxergamos acontecem porque estas ondas vibram em freqüências distintas, após incidirem em superfícies de materiais distintos.
FONTES DE LUZ
NATURAIS:
1) Sol
Direta – Luz “dura”, com alto contraste. Boa para detalhar relevo e texturas.
Indireta – Luz difusa, com baixo contraste. Boa para fotografar pessoas (atenua as marcas de expressão, imperfeições e rugosidades).
2) LUA – Muito tênue e demasiadamente fraca para registro.
ARTIFICIAIS:
Incandescente, Fluorescente, Vapor de Mercúrio, Vapor de Sódio, Flash (Direta, difusa ou rebatida) etc.
AS CORES
OLHO HUMANO:
A visão humana é capaz de distinguir cores a partir do infravermelho, até o ultravioleta (as cores visíveis no arco-íris), a partir de três pigmentos visuais dispostos nas células cones, no fundo da retina do globo ocular (Hearn e Baker).
CORES PRIMÁRIAS (Cores puras):
POSITIVAS: RGB = Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
Gráficas usam o padrão CYMK.foto3
Cyan, Yellow, Magenta e K-Black.
CORES SECUNDÁRIAS ou PRIMÁRIAS NEGATIVAS:
CMY = Cyan (ciano), Magenta e Yellow (amarelo).
Resultantes da mistura entre duas cores primárias.
CORES TERCIÁRIAS são formadas por uma primária e uma secundária.
A TEMPERATURA DE COR
Cada fonte de luz possui uma freqüência de onda diferente, fazendo com que os objetos sejam vistos, pelas suas respectivas reflexões, com cores diferentes das originais.

No século 19, o escocês Lord Kelvin criou uma tabela capaz de medir os desvios de proporção da luz branca, a partir de uma barra de ferro sendo aquecida. Da cor negra, abaixo dos 1000o Kelvin, a medida em que ia aquecendo a barra de ferro, passava a emitir irradiação luminosa, com cores variáveis, do vermelho (1200o K), ao azul (11000o K).
Por padrão, imagens iluminadas com fonte luminosa natural, do sol ao meio dia e à sombra, por exemplo, produz uma imagem tendendo à cor branca. Já ao crepúsculo, produz imagens avermelhadas. De forma análoga, cada fonte luminosa produz um padrão cromático distinto. Um bom fotógrafo sabe distinguir quais são essas tendências de aberrações, antes mesmo do registro.
De forma inteligente, o cérebro humano, ao receber os pulsos nervosos normais com a imagem, automaticamente, ajusta o balanço de cor, fazendo com que as cores pareçam mais reais e naturais,se baseando nas luminâncias mais altas, deixando-as brancas. Por esse motivo, não percebemos esses efeitos.
Os filmes fotográficos possuem filtros cromáticos para correção de temperatura de cor, bem como fazem os equipamentos fotográficos e filmadoras, que corrigem, manualmente ou automaticamente, essas aberrações naturais, para que as cores pareçam mais reais. Quando esse ajuste é feito manualmente, usa-se o termo “bater o branco” ou “White Balance setting”.
Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)

COMPONENTES BÁSICOS

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE EQUIPAMENTOS

QUANTO AO USO: AMADORES
Dotada de recursos automáticos para facilitar a vida do fotógrafo, tais como foco, velocidade, abertura e ajuste de ISO automáticos ou fixos. São muito limitadas.
QUANTO AO USO: PROFISSIONAIS
Uso de recursos manuais e automáticos, respectivamente, para oferecer controle total da exposição e para facilitar a vida do fotógrafo, tais como ajustes de foco, velocidade, abertura e de ISO ou ASA automáticos ou fixos.
A maior característica de um equipamento profissional é a presença do SLR - Single Lens Reflex - (monoreflex), na qual a imagem enquadrada passa pela objetiva e chega, por meio de espelhos, atévisor (ocular). Tal recurso favorece o enquadramento e a certeza do foco, evitando o erro de paralaxe.
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: CONVENCIONAIS
São os equipamentos que fazem uso de películas fotográficas negativas ou positivas (slides e instantâneos), à base de haleto de prata.foto7
Os filmes deram à fotografia a natureza intrínseca: a reprodutibilidade.
Quanto maior a área do filme, maior a definição da imagem.
FORMATOS DE FILMES:
Extintos: 110, 126 etc.
Atuais: APS, 135 (mais usado) e 120 (6x6cm ou 6x7cm) .foto8
> NEGATIVOS OU POSITIVOS (SLIDES)
> PRETO&BRANCO OU EM CORES
> INSTANTÂNEO (Polaroid).
QUANTO A FORMA DE REGISTRO: DIGITAIS
São os equipamentos que fazem uso de sensores eletrônicos (CCD ou CMOS) para registrar a imagem e gravam em arquivos de formatos binários (JPG, TIF, RAW etc.).
Quanto maior o número de pixels (pontos de imagem) no chip, maior a definição e qualidade da imagem.
AS OBJETIVAS
Levam em conta o ângulo da abordagem fotográfica e são classificadas em função da distância, em milímetros, entre o filme (ou sensor) e a primeira lente do conjunto óptico da objetiva.
Com base em câmeras de filmes 35mm, podem ser:
FISH EYE (Olho de peixe) – Abaixo de 20mm.
GRANDE ANGULAR – Entre 20 e 45mm.
NORMAL – 45 ~60 mm.
TELEOBJETIVA – Acima de 70 mm.
ZOOM – Distância focal variável.
MACRO – Capaz de focar objetos muito próximos (poucos centímetros).
PC – PERSPECTIVE CONTROL – Grande angular com capacidade de corrigir distorções.

CARACTERÍSTICAS FOCAIS:

OBJETIVA – GRANDE ANGULAR
São as objetivas com distância focal entre 20 e 45mm (filme 135);
Oferecem campo de visão ampliado;
Grande profundidade de campo (área em foco);
Altera a perspectiva gerando distorções na imagem. Os assuntos mais próximos ficam muito maiores do que os mais distantes.
OBJETIVA - NORMAL
São as objetivas com distância focal aproximada de 50mm (filme 135);
Oferecem campo de visão análogo ao olho humano;
Profundidade de campo moderada (área em foco);
Altera muito pouco a perspectiva.
OBJETIVA - TELEOBJETIVA
São as objetivas com distância focal acima de 55mm (filme 135);
Oferecem campo de visão fechado;
Baixa profundidade de campo (área em foco);
Altera bem menos a perspectiva.
OBJETIVA - ZOOM
São as objetivas com distância focal ou campo de visão VARIÁVEIS;
Profundidade de campo (área em foco) depende do ângulo usado e da abertura;
A distorção de perspectiva altera, também, em função do ângulo.
Observação: O Zoom digital é um recurso que deve ser usado de forma muito restrita, pelo fato de ser mais um mero apelo de venda da indústria do que um útil recurso. O maior problema é que ele causa deformações na imagem final, ao ampliar os pixels e ao tentar criar novos pontos semelhantes. Seus efeitos podem ser irreversíveis e nocivos à uma boa imagem.
Exercício prático 4: Faça 3 fotos com distâncias focais em grande angular, normal e tele e anotem os resultados. Dica: Cuidado com as gordinhas!
ACESSÓRIOS ÚTEIS
FLASHES
Fornecem luz balanceada (temperatura de cor da luz do dia = cor branca), para situações de baixa luminosidade. Podem gerar iluminação muito dura (luz “chapada”, com altos contrastes, deixando a imagem muito plana). Esses efeitos indesejados podem ser atenuados pelo uso de difusores ou de rebatedores, presentes nos modelos profissionais.foto14
Alguns modelos fazem leitura do ambiente, de sorte a adequar a intensidade luminosa às condições de iluminação do ambiente e ao valor do diafragma previamente escolhido. Outros ainda possuem a capacidade de ajustar o foco, automaticamente, em função da distância focal do zoom e, ainda, de trocar informações com as câmeras monoreflex (sistema TTL – Through the lens), para garantir um melhor ajuste automático.
RED EYE REDUCTION: Há um efeito desagradável que ocorre com as câmeras compactas, cujo flash embutido, por necessidade de projeto de desenho, fica disposto muito próximo da lente, que deixa as pessoas com os olhos vermelhos. Esse efeito ocorre porque o ângulo de reflexão da luz está muito fechado, fazendo com que a luz do flash ilumine, diretamente, o fundo do olho e retorne direto para a lente. Como o globo ocular é irrigado por vasos sangüíneos, resulta na cor vermelha da pupila. Para evitar esse efeito, algumas câmeras possuem um recurso chamado de Red Eye Reduction (redutor de olhos vermelhos), que consiste na emissão de um foco de luz ou de pequenas rajadas de flashes, para que, por esse estímulo, as pupilas se contraiam e atenuem esse efeito.
CARTÕES DE MEMÓRIA (CHIP)foto15
Responsáveis pelo armazenamento da imagem nas câmeras digitais. É como se fosse a gasolina de um automóvel, portanto, é indispensável. Quanto maior a suacapacidade de armazenamento, maior quantidade de fotos podemos armazenar neles.
OUTROS ACESSÓRIOS:
Oferecem recursos adicionais às fotografias e proteção ao equipamento: tripé, bolsas de proteção, pilhas recarregáveis, filtros (UV, Polarizador, Close-Up etc.)
FILTRO: POLARIZADOR
Capaz de polarizar a reflexão da luz, eliminando reflexos indesejáveis.
 LENTE: CLOSE UP
Lente de aproximação, que amplia a imagem.
Como a Imagem é Registrada?
A palavra fotografia deriva do grego Photo (luz), acrescido de Graphos (escrita ou desenho). Atualmente, fotografias podem ser registradas por meio de filmes ou papéis fotossensíveis (equipamentos convencionais) ou por sensores de imagem (equipamentos digitais).
CONVENCIONAL: O Filme Fotográfico
O filme negativo fotográfico em cores é composto, basicamente, por uma base plástica transparente e de três películas sensíveis à cada uma das cores primárias, compostas de emulsões à base de sais de prata (virgem), como elemento fotossensível, e de gelatina, como veículo.
Cada uma dessas películas possui camadas com corantes com as cores primárias negativas, que atuam como filtros. Só passam pelos filtros as informações de cores diferentes da cor do mesmo. Portanto, cada uma das camadas só registra nuances cromáticas de cores semelhantes à mesma.
DIGITAL : O Sensorfoto20
Nas câmeras digitais, no lugar do filme fotográfico, há um ou mais sensores de captação de imagens do tipo CCD (Charged Couped Device) ou CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). No caso do CCD, cada célula forma um ponto (pixel) sensibilizado analogicamente, cujo valor é mensurado e convertido para sinal digital. A imagem final é composta, portanto, pelo conjunto desses valores e de outros atributos extras necessários à formação do arquivo. Já o CMOS é composto por vários transistores para cada pixel que amplificam e movem a carga por fios condutores. Como o sinal já é digital, dispensa a conversão e, com efeito, permite captações mais rápidas (refresh time). Assim como ocorre com os filmes fotográficos, também, há filtros de cores para captação das cores (em RGB, RGBK etc.).
DIGITAL : Pixel (Picture Element)
É a menor parte de uma imagem. É um microponto, ou um ponto discreto de uma imagem.
DIGITAL : Codificação Analógico
Como apresentado antes, no caso da captação por CCD há a necessidade de digitalização da imagem. Cada pixel é formado, basicamente, pelos valores analógicos de cada uma das cores (normalmente pelo RGB). Esses valores são digitalizados, de sorte a amostrar milhões de possibilidades de cores, são agrupados e, por fim, recebem os cabeçalhos e rabichos de fechamento dos arquivos digitais, formando o arquivo final, sem compressão.
DIGITAL : Compressão JPEG
Arquivos de imagem, ou tipo raster, demandam grandes quantidades de memória para amostragem e formação do conjunto de pixels. Para diminuir o tamanho da informação, em bytes, usa-se algoritmos de compressão, sendo o JPEG um dos mais usados, por causa da qualidade final dos arquivos e do alto poder de compressão.
DIGITAL : Anti Aliasing
Como o formato original do pixel é quadrado, as imagens digitais formadas tendem a “serrilhar” os detalhes finos. A solução para disfarçar esse efeito indesejado foi em inserir pixels com valores intermediários nos contornos dos detalhes, formando uma escala em degradê.
CONVENCIONAL x DIGITAL
Fotógrafos mais conservadores ainda defendem a qualidade da fotografia convencional como superior, tal como ocorre, ainda, com outros profissionais ao preferirem a fotografia em preto&branco. Na verdade, se levarmos em conta uma mesma resolução e óptica, a fotografia digital (1:4000 = 12 pontos de f) possui uma faixa dinâmica bem maior do que a convencional (1:32 = 5 pontos f), conforme se pode observar na tabela ao lado, segundo a PMA (Photo Marketing Association). Essa vantagem para o digital permite captações com detalhamento mais fino, com sombras bem mais suaves e menos contrastadas, capazes de amostrar detalhes antes ocultados pela fotografia em cores tradicional.
Os Dispositivos de Exposição

O FOCO
MANUAL:
Pode ser feito com o auxílio de Telêmetro de Imagem Partida ou de Microprismas, que é um recurso óptico presente em algumas câmeras profissionais e pouco usado, hoje em dia, por ter sido substituído por sistemas eletrônicos de focalização automática mais eficientes.
AUTOMÁTICO:
Atualmente, são várias as tecnologias de medição de distância, para ajuste de foco, tais como por emissão de raios infravermelhos, ultra-sônicos etc. São recursos bem desenvolvidos e confiáveis. Algumas câmeras contam com algoritmos inteligentes, capazes de prever onde (a distância focal) um dado objeto em movimento estará no momento do registro.
A EXPOSIÇÃO
É o ato de expor o sensor ou o filme fotográfico a uma quantidade exata de luz, de forma a excitá-lo plenamente e sem excesso, para que uma imagem seja bem registrada, de acordo com a leitura de fotometria (vide parágrafo abaixo). Caso falte luz (subexposição), as áreas mais escuras da imagem vão se esmaecendo, proporcionalmente à falta de luz, chegando a não ser sequer registradas. Do contrário, caso haja excesso, as partes mais claras são sacrificadas, até que cause um quadro completamente branco.
FOTOMETRIA: É o ato de medir a quantidade de luz, de sorte a informar quais os números de diafragma e de velocidade do obturador são indicados para o registro da imagem. A fotometria é realizada pelo FOTÔMETRO (interno), ao se pressionar levemente (na maioria das câmeras) o botão do obturador (disparo). Os resultados da medição dependerão da sensibilidade de ISO ajustada.
Há equipamentos que permitem a configuração do sistema de fotometria em: EVALUATIVE = É o modo mais inteligente presente em câmeras avançadas, que avalia vários pontos no quadro, para analisar o objeto principal, a iluminação de frente e de fundo, brilho etc., para, então, definir quais regulagens de diafragma e velocidade deve-se usar, em função do programa definido pelo fotógrafo (P, Green Zone, Av, Tv etc.);
SPOT (pontual) = Analisa apenas um ponto central do quadro, ignorando as demais áreas;
PARTIAL = É como o SPOT, só que mede uma área maior ao centro (+- 9% da área);
CENTER-WEIGHTED AVERAGE = Calcula a média de iluminação do quadro, mas prioriza a luz presente no centro (média ponderada).
FOTÔMETRO EXTERNO: Essa medição pode ser, também, realizada por equipamentos profissionais dedicados, que só são úteis para fotografia profissional. A precisão da leitura de um fotômetro resulta na qualidade do registro.
CONTROLES BÁSICOS DA EXPOSIÇÃO
As máquinas fotográficas mais avançadas contam com, pelo menos, três recursos essenciais a uma boa fotografia (diafragma ou íris, cortina do obturador, ajuste de sensibilidade), como forma de ajuste da exposição do filme ou do sensor à luz. Por razões econômicas ou de desenho, alguns equipamentos são construídos com um ou mais desses ajustes com valores medianos fixos. Ou seja, ao invés de contarem com conjuntos eletromecânicos de alta precisão, substituem por circuitos eletrônicos que simulam os seus funcionamentos (p.ex. aparelhos celulares), de forma limitada, ou mesmo não oferecem qualquer ajuste (p.ex. câmeras descartáveis, populares ou falsificadas), tendo suas funções básicas fixadas em valores medianos. Nesses casos, a qualidade final da exposição àluz fica limitada às condições às quais esses equipamentos foram pré-programados, não havendo como o fotógrafo interagir com a exposição.
DISPOSITIVOS MANUAIS DE EXPOSIÇÃO
CORTINA DO OBTURADOR
É um dispositivo mecânico, controlado eletronicamente nos equipamentos mais avançados, disposto entre a objetiva e o sensor ou filme fotográfico, que é responsável por obstruir o sensor ou filme quando não estiver em registro da imagem e por abrir a cortina durante o período de tempo definido pelo fotógrafo ou pelos cálculos automáticos, de sorte a expor o sensor ou filme à luz necessária ao registro da imagem.
AJUSTE DE VELOCIDADE DO OBTURADOR
Regula a tempo, em frações de segundos, em que a película ou o sensor será exposto à luz. Quanto maior o número de Velocidade, mais rápida será a exposição.
Escala geral: 2”, 1”, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 250, 500, 1000, 2000.
Velocidades altas, “congelam” a cena.
Velocidades baixas, borram os pontos com movimento. (Usar tripé)
FOTOS EM LONGA EXPOSIÇÃO: São fotos registradas a velocidades extremamente baixas, capturadas com tripé e propulsor ou com Timer, para cenas com pouca iluminação (paisagens noturnas) ou quando se pretende enfatizar o movimento.
DIAFRAGMA ou IRIS
Regula a entrada de luz pela objetiva, de forma análoga ao íris do olho humano. Nas máquinas fotográficas, quanto maior o número de f, mais fechado está o diafragma. Escala geral: 1.8, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22.
Nota: Relação óptica do diafragma: Quanto mais aberto, menor profundidade de campo, ou seja, a região em foco limita-se ao plano de foco, borrando os elementos anteriores e posteriores deste plano focal. O foco, nesta situação de lente muito aberta, fica muito crítico. À medida em que se fecha o íris ou diafragma, a profundidade de campo em foco aumenta proporcionalmente. Vale ressaltar que a arte fotográfica depende, em muito, desse conceito. Uma boa composição fotográfica pode ser conseguida na delimitação das áreas em foco, como meio de guiar o olhar do expectador para o assunto que o fotógrafo deseja que seja percebido.
SENSIBILIDADE
Calibra a leitura do fotômetro (dispositivo que mensura a quantidade de luz do ambiente), em função da sensibilidade à luz desejada. Em câmeras convencionais que usam filmes fotográficos, a sensibilidade é definida em ASA ou ISO e depende da quantidade de prata que foi aplicada neles durante a fabricação. Já no caso de equipamentos digitais, trata-se de um ajuste eletrônico que regula o quanto sensível à luz ficará o sensor. Quanto maior a sensibilidade à luz (porque mais sais de prata há nos filmes ou mais forçados serão os circuitos eletrônicos), menos luz precisará para o registro da imagem e, em compensação, mais “granulada” ficará a imagem (porque sais de prata não são translúcidos e o excesso de sensibilidade, ajustado eletronicamente, gera ruídos).
Escala geral: ..., 25, 50, 100, 200, 400, 800, 1600...
Nota: Algumas câmeras convencionais recentes, que fazem uso de filmes fotográficos, eram dotadas com um sistema de leitura de ASA (ou ISO) automático, chamado de sistema DX. As bobinas dos filmes fotográficos 135 possuíam um tipo de código de barras, com informações da quantidade de chapas e da sensibilidade do filme.
DISPOSITIVOS AUTOMÁTICOS
Notem que, nas ilustrações anteriores, por questões econômicas e/ou de desenho, cada câmera possui uma localização própria dessas funções, bem como de quais recursos estão disponíveis.
COMPENSAÇÃO
Ajustes finos para compensar aberrações de leitura do sistema de fotometria, principalmente usado para situações de forte contra-luz ou de objetos muito brancos com fundos escuros. Pode ser ajustado em passos (pontos) inteiros ou frações de exposição.
Varia, em geral, de -2.0 a +2.0 pontos de exposição. Médio: 0.
WHITE BALANCE: Balanço de Branco.
É o ajuste necessário para que a câmera digital filtre as aberrações cromáticas das fontes de luz predominantes da cena, de sorte a deixar a imagem com cores mais naturais. Pode ser feito manualmente (posição set, para “bater o branco”), por ajustes pré-ajustados (lâmpadas fluorescentes, halógenas, sol, tempo nublado etc.) ou automaticamente.
Como Fotografar?
A questão que mais confunde os fotógrafos iniciantes é que, para expor o filme ou sensor, os três dispositivos básicos utilizados na exposição (diafragma ou íris, velocidade do obturador e ajuste de sensibilidade) são GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS. Desta forma, para melhor explicar, apresentamos uma analogia desenvolvida pelo autor, como um interessante recurso didático: A Caixa D’Água.
Tal como ocorre com a exposição de uma imagem durante um registro fotográfico, uma caixa d’água conta com elementos semelhantes para que fique 100% cheia. Ou seja, o tempo gasto para que uma caixa se encha plenamente, sem jogar água fora, depende do tamanho do recipiente e de quanto aberta está a torneira. Certo?
Desta forma, para encher uma caixa com capacidade de 1 litro de água, por exemplo, contando uma torneira aberta pela metade, leva-se, hipoteticamente, 3 segundos, para que se encha sem transbordar.
Caso aumentemos a abertura da torneira para ¾ de vazão, para encher o mesmo recipiente, o tempo reduzirá em 1 segundo. No mesmo raciocínio, caso fechemos um pouco a abertura da torneira para ¼, o tempo gasto subirá em 1 segundo, conforme se pode notar na ilustração ao lado.
Portanto, a cada passo que damos na abertura ou fechamento da torneira, diminui ou aumenta em um segundo, respectivamente, o tempo adequado para enchê-la. Seguindo o mesmo raciocínio, caso o volume da caixa seja aumentado, ou levará mais tempo para enchê-la com a mesma vazão ou teremos que compensar com uma maior abertura da torneira. Não é?
Finalmente, pode-se concluir que, com a máquina fotográfica, o registro da imagem ocorre da mesma forma. Assim como há a abertura da torneira, a máquina fotográfica conta com a abertura da lente, realizado pelo ÍRIS ou DIAFRAGMA. O tempo em que o sensor ou película fotográfica ficará exposto é definido pelo ajuste de VELOCIDADE DO OBTURADOR. Já o volume da caixa d’água foi usado para exemplificar como funciona o ajuste de SENSIBILIDADE.
De forma análoga ao enchimento da caixa d’água, o ato de fotografar, também, segue os mesmos efeitos causados por GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS. A cada passo de velocidade de obturação que é acrescido, ou seja, que aumenta-se a velocidade de abertura da cortina, faz-se necessário que compense com um passo de abertura do diafragma ou que aumente em um passo a sensibilidade.
COMO TIRAR UMA FOTOGRAFIA NO MODO MANUAL, SEM FLASH?
 (Recomendado para câmeras que possuam posição Manual (M)
1. Ajuste a máquina fotográfica para exposição manual (M).
2. Ajuste a sensibilidade da câmera (valores menores garantem melhores resoluções e os maiores são mais indicados para ambientes mais escuros ou que não se podem usar flashes).
3. Escolha se prefere priorizar o valor do diafragma ou da velocidade do obturador e fixe o valor desejado. Velocidades muito baixas fazem fotos tremidas.
4. Ajuste o balanço de branco, de acordo com a iluminação predominante (só câmeras digitais).
5. Faça o enquadramento da composição.
6. Ajuste o foco.
7. Faça a fotometria, apertando levemente o obturador. (Como cada máquina possui uma forma de apresentar a leitura, é indicado ler o manual. Em geral, fotometrias com iluminação deficiente fazem com que o Led verde fique piscando e que apareça uma marca na escala de compensação indicando a super ou subexposição. Quando a luz está correta, o Led fica aceso, sem piscar, e a marca de compensação situa-se ao centro.).
8. Ajuste o valor do diafragma (se preferiu fixar a velocidade) ou a velocidade (se fixou o diafragma) até que o Led verde pare de piscar e permaneça aceso. Caso em todos os ajustes o LED permaneça piscando, poderá ser necessário abaixar ou aumentar o valor fixado, por ter sido fixado além do valor possível.
9. Recomponha o enquadramento.
10. Dispare a foto.
COMO TIRAR UMA FOTOGRAFIA MANUAL, COM FLASH MANUAL? (Recomendado para câmeras que possuam posição Manual (M) e que tenham sapatas para flashes externos.)
1. Ajuste a máquina fotográfica para exposição manual (M).
2. Ajuste a sensibilidade de ASA do flash e o coloque na posição manual (M).
3. Ajuste o balanço de branco para a posição flash (só as câmeras digitais).
4. Saiba qual é a velocidade máxima de sincronismo entre a máquina e o flash e a ajuste com valor menor ou igual ao limite de velocidade. Velocidades ajustadas acima do limite fazem com que apenas parte da imagem saia iluminada e muito baixas fazem fotos tremidas.
5. Ajuste o foco e leia qual é a distância aferida.
6. Leia a tabela do flash e ajuste o número de diafragma correspondente para a distância do objeto em foco e em função da sensibilidade do filme ou do sensor.
7. Recomponha o enquadramento.
8. Dispare a foto.
COMO TIRAR UMA FOTOGRAFIA MANUAL, COM FLASH AUTOMÁTICO?
(Recomendado para câmeras que possuam posição Manual (M), com flash externo automático.)
1. Ajuste a máquina fotográfica para exposição manual (M).
2. Ajuste a sensibilidade de ASA do flash e o coloque na posição AUTO (M).
3. Ajuste o balanço de branco para a posição flash (só as câmeras digitais).
4. Saiba qual é a velocidade máxima de sincronismo entre a máquina e o flash e a ajuste com valor menor ou igual ao limite de velocidade. Velocidades ajustadas acima do limite fazem com que apenas parte da imagem saia iluminada e muito baixas fazem fotos tremidas.
5. Ajuste o diafragma da câmera, de acordo com o valor recomendado na tabela do flash (posição: automático).
6. Ajuste o foco e confira se a distância encontrada está dentro do limite da escala automática do flash.
7. Recomponha o enquadramento.
8. Dispare a foto.
COMO TIRAR UMA FOTOGRAFIA NO MODO AUTOMÁTICO?
(Recomendado para câmeras que possuam, pelo menos, uma das posições automáticas descritas.)
1. Escolha qual programa prefere e que esteja disponível: foto29
a. Green Zone (Quadro verde) – Modo automático pleno. Basta apontar e disparar a foto. A câmera,
automaticamente, ajusta o foco, a sensibilidade, o balanço de branco, aciona o flash se necessário (com Red Eye Reduction) e salva na melhor resolução possível.
b. Program (P): Modo semi-automático. A câmera toma as principais decisões (de velocidade e de abertura de diafragma), mas o fotógrafo pode interagir e alterar alguns ajustes (formato de arquivo a ser salvo, ISO, balanço de branco, acionamento do flash etc.).
c. Shutter-Priority (Tv): Prioridade de velocidade do obturador. O fotógrafo fixa a velocidade e a câmera encontra qual o diafragma necessário. Todos os demais ajustes podem ser definidos manualmente.
d. Aperture-Priority (Av): Prioridade de abertura de diafragma. O fotógrafo fixa a abertura e a câmera encontra qual a velocidade necessária. Todos os demais ajustes podem ser definidos manualmente.
e. Automatic Deph-of-field (A-Dep): O fotógrafo informa (primeiro toque leve no obturador) qual é o primeiro plano focal e o último (segundo toque leve no obturador), que a câmera calcula os ajustes de diafragma e velocidade necessários. Todos os demais ajustes podem ser, também, definidos pelo fotógrafo.
f. Portrait: A câmera toma as decisões essenciais para se tirar uma boa fotografia de retrato e não permite ajustes manuais de outras funções. Procura por diafragmas mais abertos para desfocar o fundo.
g. Landscape: A câmera toma as decisões essenciais para se tirar uma boa fotografia de paisagem e não permite ajustes manuais de outras funções. Procura usar diafragmas mais altos, para manter em foco o máximo de assunto possível.
h. Close-up: A câmera toma as decisões essenciais para se tirar uma boa fotografia de retrato e não permite ajustes manuais de outras funções. Procura por objetos a curta distância.
i. Sports: A câmera toma as decisões essenciais para se tirar uma boa fotografia de ação e não permite ajustes manuais de outras funções. Procura usar as mais altas velocidades de obturador possíveis, para congelar a cena.
j. Night Portrait: A câmera toma as decisões essenciais para se tirar uma boa fotografia de retrato à noite e não permite ajustes manuais de outras funções. Ela procura abaixar a velocidade de sincronismo e diminuir o diafragma (abrir) para explorar ao máximo a iluminação local, permitindo que o fundo apareça. É preciso tomar cuidado para não tremer a foto, como fazer uso de tripé.
k. Flash off: Modo para desabilitar o flash para locais onde não possa ou deva ser usado. A câmera toma todas as demais decisões. É preciso tomar cuidado para não tremer a foto, como fazer uso de tripé.
2. Aperte, levemente, o obturador e verifique se o Led indicador de condição de foco e de exposição sinaliza como situação positiva (aceso, sem piscar), caso contrário, verifique o problema no manual da câmera e trate-o.
3. Ajuste os itens restantes, caso necessário (ISO, resolução da foto, balanço de branco etc.).
4. Recomponha a foto.
5. Dispare.
COMPENSAÇÃO OU BACK LIGHT
Praticamente, todos os recursos automáticos falham, por mais precisos que sejam os sensores de distância e de fotometria. Isso ocorre porque, na verdade, a câmera, por mais que seu programa se esforce, não sabe, exatamente, qual é o objetivo do fotógrafo.
Em composições com predominância de cores escuras, caso o fotógrafo queira registrar um pequeno objeto claro, haverá a tendência de “estourar” a luz no objeto, porque o sistema automático da câmera tentará clarear o restante da composição (que preenche a maioria do quadro). De forma análoga, objetos dispostos diante de uma forte contraluz, a câmera tenderá cortar o excesso de claridade do fundo, deixando o objeto principal ainda mais escuro, conforme se pode notar na foto à esquerda.
Para corrigir essas aberrações de interpretação em situações críticas, algumas câmeras contam com recursos especiais, como Anel de Compensação (presente em equipamentos mais avançados, que, geralmente, permite correções de +2 a –2 pontos de correção) ou com a função Back Light (que, geralmente, aumenta em 2 pontos a exposição para situações de contra-luz).
DICA 1: FOTOGRAFIA COM FLASH
Nem sempre o flash precisa ser a luz principal e única de uma cena. Mesmo numa praia ensolarada, o uso do flash pode ser muito útil para correção de sombras muito duras. A luz do flash, portanto, pode e deve ser usada como luz de enchimento ou de correção de sombras, para conseguirmos detalhar relevos e texturas ocultas pela sombra. Explore a iluminação ambiente interna, à noite, abaixando a velocidade até que consiga segurar a câmera sem tremer e explore diafragmas e rajadas de flash mais brandas, para registrar toda a cena, evitando que o fundo fique escuro demais.
DICA 2: MULTIEXPOSIÇÃO
Para quem não quer usar um editor de fotos, como o Adobe Photoshop, há algumas câmeras profissionais convencionais (filmes) que contam com recurso de multiexposição. Consiste em um recurso que, ao sensibilizar a película, a câmera não avança o filme para a próxima chapa, até que o programa termine, permitindo que, uma mesma chapa seja sensibilizada mais de uma vez. Para tal recurso, demanda-se muita habilidade do fotógrafo e de conhecimento técnico, para que partes da composição não saiam “veladas”.
LEMBRETE:
PARA DIMINUIR A PROFUNDIDADE DE CAMPO:
Use a objetiva com distância focal acima de 70mm e/ou
Abra o DIAFRAGMA até conseguir a profundidade desejada, compensando com o aumento da VELOCIDADE.
PARA CONGELAR A CENA:
Aumente a VELOCIDADE, compensando com a abertura do DIAFRAGMA.
PARA DIMINUIR DISTORÇÕES NA IMAGEM:
Use objetiva com distância focal acima de 70mm.
PARA CAPTURAR CENAS SEM TREMIDOS:
Use sempre um tripé em baixas exposições ou quando estiver usando uma teleobjetiva ou com zoom muito puxado.
A Composição da Imagem
MARCA DE PARALAXE - EQUIPAMENTOS AMADORES
Como nas câmeras compactas a imagem formada na ocular não passa pela objetiva, podem ocorrer cortes na composição. A esse erro, chama-se erro de paralaxe. Para evitar esses cortes, essas câmeras contam com marcas de segurança para delimitação do quadro, chamadas de Marcas de Paralaxe.
REGRA DOS TERÇOS
A regra dos terços é uma técnica bastante popular e útil para facilitar o enquadramento. Consiste na divisão imaginária da composição em três partes iguais horizontais e verticais, devendo o fotógrafo tentar colocar o objetivo principal da foto no quadro central.
DINÂMICA DA DIREÇÃO
Trata-se de uma técnica própria do autor, que consiste na descentralização do objetivo principal da fotografia, de sorte a deixar uma margem maior a favor de um olhar ou de algum objeto em movimento.
Note que, nas fotos à esquerda, a composição incomoda, fica estranha. No caso da serpente, o observador não consegue enxergar o que ela olha. No caso do ousado piloto, a ausência de espaço no sentido do movimento corrompe a imaginação, tanto da altura, quanto para aonde ele vai. Uma ligeira descentralização, vide imagens à direita, corrige bem a composição.
ÂNGULOS DE ABORDAGEM
Durante a composição, tenha em mente que, ângulos de abordagem superiores ao assunto principal, inferiorizam o assunto. Ao nível do olhar, estabelece-se um padrão de igualdade e respeito mútuo.
Ângulos inferiores ao assunto, crescem a importância do assunto, deixando-os imponentes, superiores ou realçados.
ENQUADRAMENTO
A seguir, serão expostos alguns enquadramentos muito populares para as técnicas de cinema e de produção de vídeo: Geral, Médio, Americano, Portrait, Close e Big Close. O corte do enquadramento leva em consideração o elemento humano. No Plano Geral, interessa é captar o máximo possível da cena. No Plano Médio, limita-se à altura da pessoa. No Americano, da cintura ao final da cabeça. No Portrait ou retrato, enquadra-se a partir do peito. No Plano de Close, limita-se o quadro na cabeça e no Big Close, praticamente, só a expressão.
ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO
Apresentaremos alguns elementos que podem ser explorados na composição.
1. FORMA
Para realçar o objetivo principal da composição, busque criar contrastes entre o objetivo principal e o fundo, de sorte a valorizar a forma. A clareza da intenção do autor conduz o olhar de quem for ver a obra.
2. LINHA
Há situações que pode-se descentralizar o assunto principal e, mesmo assim, chamar a atenção para o objetivo da foto.
Alinhamentos, retas e curvas conduzem o olhar para o ponto central do assunto.
3. TEXTURA
Enquanto que, no primeiro elemento, o destaque é feito pela forma, em outras situações pode-se não conseguir essa composição, como o caso de objetos de mesmas cores, como a natureza morta ao lado. Uma solução de realce pode se dar na diferença de texturas. Diferenças de texturas, em geral, aguçam a curiosidade e ornamentam o quadro.
 DIMENSÃO E ESPAÇO
Se você olhar bem a foto à esquerda, tampando a foto da direita, por se tratar de um objeto desconhecido, percebe-se que não seria possível ao observador inferir quanto à sua real dimensão. Objetos desconhecidos ou fractais (cachoeiras, árvores, insetos desconhecidos, trincas emparedes etc.) precisam de alguma referência conhecida no enquadramento, para que se tenha noção de proporcionalidade e dimensão.foto43
Imprima e Impressione
IMPRIMIR OU VISUALIZAR?
Graças à evolução tecnológica, os microcomputadores têm se tornado, a cada dia, mais presentes entre nós e, desde que a fotografia chegou às telas dos micros, a qualidade, o armazenamento e a facilidade de retoques deram novo salto para seu crescimento e popularização.
Entretanto, a fotografia tem, como uma de suas qualidades intrínsecas, a portabilidade. É de fácil transporte e, a qualquer momento, em qualquer lugar e sem depender de nenhuma tecnologia especial ou de energia, podemos vê-la naturalmente. Desde que, é claro, esteja impressa no papel.
Fotos em telas de computador tendem a ficar esquecidas, além de vulneráveis aos ataques comuns dos hackers e vírus e, então, perder o fio da história. Imprimir as fotos é necessário.
JATO DE TINTA DOMÉSTICA
As impressoras a Jato de Tinta domésticas, geralmente, não têm boa qualidade de imagem e têm estabilidade fraca. A qualidade delas tem melhorado, à medida em que são utilizados mais cartuchos com cores intermediárias (acima de 6 cartuchos de cores). Outras desvantagens são que os cartuchos são muito caros e a estabilidade da imagem, na maioria, dura pouco mais de 2 anos. Não são indicadas para impressão de fotos. São indicadas apenas para impressões de documentos.
JATO DE TINTA DE FINALIZAÇÃO
As impressões de finalização apresentam boa estabilidade de imagem (resistência +-5 anos em uso externo) e menor custo, por serem impressas em materiais plásticos (lonas Night&day e Vinil). Entretanto, a resolução e a fidelidade de cores são bem inferiores às de Jato de Tinta Fotográficas, pelo fato de usarem tintas pigmentadas e por usarem materiais mais rústicos. Por isso que são indicadas para peças publicitárias que precisam de maior resistência em uso externo e menor custo.
Não são indicadas para substituir as impressões fotográficas.
JATO DE TINTA FOTOGRÁFICA
As impressoras a Jato de Tinta Fotográficas usam tintas especiais à base de corantes, que oferecem excelente qualidade e excelente estabilidade. Imprimem em papel ou em materiais plásticos. Podem, também, usar tintas à base de Pigmentos.
As tecnologias mais recentes oferecem resistência à água e durabilidade de até 100 anos (uso interno), desde que se utilizem insumos originais (pouco mais caros).
Podem imprimir fotos para uso externo.
IMPRESSORAS DE SUBLIMAÇÃO (DYE SUBLIMATION)
As impressoras de Sublimação Térmica imprimem fotos com qualidade fotográfica, de excelente resistência e durabilidade.
São bastante rápidas de impressão (menos de 1 minuto) e estão presentes nas maiorias dos quiosques. São limitadas a larguras mais convencionais (até 15x21cm.). Alguns quiosques oferecem recursos de retoques e recortes básicos com interface fácil para usuários comuns.
Os insumos são mais caros do que a fotografia convencional (química). Por isso, devem ser mais usadas quando não houver tempo para espera (impressão em 1 hora).
LASER
As impressoras a Laser, tais como as impressoras usadas em Finalização (lonas Night&day e Vinil) têm resoluções, em geral, bem menores do que as impressoras a Jato de Tinta Fotográfica.
Apresentam boa estabilidade de imagem (resistência +-5 anos em uso externo). São mais indicadas para provas de peças publicitárias e para impressão de documentos.
PAPEL FOTOGRÁFICO (Processo C41 - Haleto de Prata)
As impressões realizadas em Minilabs, em papel fotográfico, têm qualidade consagrada. Apresentam excelente relação CustoXBenefício. Os custos de impressão são mais baixos, têm excelente durabilidade (>60 anos), resolução extra e são resistentes à água.
VAI COMPRAR UMA NOVA CÂMERA?
Dê uma olhada nas dicas abaixo e tire suas próprias conclusões. Cuidado com vendedores preocupados só com a comissão e que não entendem do assunto. Lamentavelmente, pouquíssimos profissionais de venda dominam o assunto.
1)Qual será o uso?
Se for para uso amador, qual é o sue nível de exigência? Quais recursos mínimos deseja que ela tenha?
Se for para uso profissional, dê preferência para câmeras do formato SLR, com ajustes manuais e automáticos.
2)Custo X Benefício
Quanto pretende investir e o que espera do equipamento?
3) Critérios Essenciais:
• Ter Zoom Óptico (zoom digital é embromação!);
• Resolução igual ou acima de 4.0 MP.
Em geral, uma câmera com até uns 6 MP atende perfeitamente à maioria das demandas. Raramente um usuário amador precisará de imprimir fotos acima de 30x40 centímetros.
Portanto, resoluções acima de 6, podem ser um exagero. Certamente, a indústria fotográfica conhece bem o perfil do seu consumidor e, mês após mês, vem lançando câmeras com resoluções exageradas, na tentativa de abocanhar o consumidor desavisado, que compra câmeras com 12 ou mais MP e se esquece de um bom Zoom ÓPTICO, de recursos essenciais etc.;
Cuidados Especiais
FOTOGRAFIAS
1) Dê preferência para impressões em papel fotográfico (química ou sublimação ou jato de tinta fotográfica em papel próprio/original).
2) Se ficar em exposição, coloque-a em moldura com vidro para reduzir a incidência dos raios UV e para protegê-la de pragas domésticas e ataques de fungos e microorganismos.
3) Evite, ao máximo, a exposição à luz direta do sol.
4) Não as deixem expostas a umidade e ao excesso de calor.
EQUIPAMENTOS
1) Mantenha-os devidamente guardados em bolsas próprias ou Cases;
2) Não os deixem expostos à umidade ou ao excesso de calor (porta-luvas e porta-malas de veículos);
3) Evite locais com alta incidência de poeira, ácidos ou sal;
4) Quando for guardá-los por muito tempo, retire as pilhas e guarde-as em local separado;
5) Evite tocar nas objetivas e lentes.
REGRAS X ARTE
A fotografia se tornou um dos mais importantes recursos que convivem com o nosso dia-a-dia. Por meio dela, nós preservamos a nossa história, convivemos com a arte e registramos o cotidiano.
Enxergamos e aprendemos com as últimas descobertas da ciência. Com ela, somos, também, estimulados ao consumo.
A fotografia já faz parte do acervo cultural humano e é capaz de abranger, desde o real, ao imaginário. É, sobretudo, arte.
Esperamos que, com este curso, o aluno consiga transcender as técnicas e regras aqui abordadas.
Que não fique totalmente preso a elas, mas que se solte e, por meio delas, consiga aplicá-las em maior número, com maior domínio possível, de sorte a alcançar novos patamares, ainda não atingidos.
Imprima o seu estilo pessoal e nos mostre como você enxerga a vida.
Boas Fotos!

0 comentários:

Postar um comentário

Leia Tambem:

2leep.com
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes